RON MUECK- OBRA: MASK II


main_1200

É um escultor australiano hiper-realista que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo seus pais construírem brinquedos. Sua mãe fazia bonecos de pano e seu pai brinquedos e marionetes. Segundo relatos Mueck adquiriu esse perfeccionismo por causa de seu pai, que sempre exigia que fizesse tudo perfeito, inclusive pedindo para que refizesse.

As obras são incrivelmente realistas e se não fosse o tamanho de suas esculturas certamente seriam fáceis de serem confundidas com pessoas. Ou são muito grandes ou muito pequenas, jamais do tamanho humano.

Em suas obras Ron utiliza resina, fibra de vidro, silicone, argila. Os cabelos e pelos são colocados um a um. Na obra Dead Dad de 1996, ele utiliza seu próprio cabelo. A obra “Mask II” (Máscara II), é um autorretrato do próprio artista. Em seu ateliê sempre trabalha em silencio e sozinho. As esculturas são feitas manualmente, quando muito grandes ele

recebe a ajuda de assistentes. Primeiro são moldadas em argila, depois fundidas em silicone a partir de um molde, por último, tem cabelos e os olhos implantados, além de receberem roupas e acessórios. Ron pinta a íris dos olhos a mão e depois recobre essa pintura com uma esfera de vidro ou resina transparente. Sendo as camadas de fora da pele mais translúcidas, as esculturas ganham uma textura parecida com gente de verdade pela penetração de luz nessas camadas de plástico.

Em 2014, Rom expôs no Mam, no Rio de Janeiro, levando mais 230 mil pessoas a visitar o museu. Levou nove obras, entre elas três foram feitas especialmente para a ocasião, que foram o casal de idosos com o guarda-sol de 5 metros, o casal de adolescentes, e a mulher com o bebê.

Todas juntas as obras pesam 7 toneladas e viajam em um avião cargueiro específico. As peças são divididas em 20 caixas, e avaliadas em R$ 77,4 milhões.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ron_Mueck

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *