IV Seminário As Culturas do Vale do São Francisco: Modos de ver da fotografia


Profissionais da região discutiram a arte da fotografia no IV Seminário “As Culturas do Vale do São Francisco

O debate a respeito das produções fotográficas da região marcou o IV Seminário “As Culturas do Vale do São Francisco”, realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). O evento, que teve como tema central “Modos de Verda Fotografia”, reuniu um público de aproximadamente 120 pessoas entre fotógrafos, estudantes e professores da área, nos últimos dias 11 e 12.

Os palestrantes destacaram a importância da iniciativa, que discutiu as várias vertentes da fotografia. “Eventos desse tipo criam um vínculo muito importante que só engrandece a arte fotográfica e traz muito conhecimento”, afirmou o jornalista e fotógrafo Cecílio Bastos, representante do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco.

Para a fotógrafa Rosangela Sá, que debateu o tema Fotografia Social com o fotógrafo Aldenor Junior, a juventude precisa se apropriar mais da fotografia. “É uma ótima área de atuação profissional, um mercado muito interessante para a juventude. O atual cenário da fotografia social requer inovação”, afirmou.

Outro assunto debatido durante o seminário foi Fotojornalismo, que teve a participação do premiado fotojornalista, com mais de 30 anos de carreira, Ivan Cruz e da professora do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Márcia Guena. “Discutirfotografia é importante. As pessoas passam a ver a fotografia como uma linguagem em si, que tem diferentes espaços e vai transitando por diferentes áreas de conhecimento”, destacou. Ela ressaltou que o conceito de fotojornalismo o diferencia das outras formas de relação com a imagem e defendeu que haja mais debates a respeito do tema.

O egresso do curso de Artes Visuais da Univasf Uriel Bezerra esteve presente nos dois dias de evento e avalia o espaço como um mediador de conhecimento. “Acho que assume um papel importante ao mediar o debate acadêmico, a produção de pesquisas sobre a fotografia no campo das ciências humanas, para um público não acadêmico”, comentou.

O projeto “Seminários – As Culturas do Vale do São Francisco” é uma iniciativa da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf e visa fomentar uma interação entre academia e comunidade, fortalecendo os laços através da cultura e daextensão.

(Fotos por: Ângelo Gustavo)

Danilo de Souza

Confira as fotos: