Exposição “Produções Musicais da DACC”


Está em cartaz a partir de hoje (26), no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Sede, em Petrolina (PE), a exposição fotográfica “Produções Musicais da DACC”. Integram a mostra fotografias e vídeos produzidos durante os projetos “Ensaios Musicais da Univasf”, “Pré–FUÁ”, “Festival Universitário de Arte” e o encontro de Rock “A Todo Vapor”. A exposição é gratuita, está aberta a toda a comunidade e poderá ser vista até 11 de setembro.

A mostra é composta por 65 fotografias e quatro vídeos, produzidos pela equipe da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão da Univasf, e traz vários registros dos eventos de música realizados pela DACC no Vale do São Francisco, em 2013 e 2014.

O projeto “Ensaios Musicais” foi desenvolvido pela DACC juntamente com alguns estudantes da Univasf, que tinham interesse em cultivar a música nos ambientes acadêmicos. A proposta inicial do projeto era promover um espaço musical que possibilitasse uma releitura de importantes momentos e manifestações artísticas da música brasileira, dentre eles, os conhecidos estilos musicais como samba, bossa-nova, tropicalismo, MPB, rock nacional, forró e outros.

O “Ensaios Musicais” promoveu três eventos: “Sons do Nordeste”, que homenageou os mestre da sanfona Luiz Gonzaga e Dominguinhos; “Tropicália”, que contou com a participação do poeta, cantor e compositor Luiz Galvão; e “Bossa Nova”, que teve apresentações de artistas da região, entre os quais alguns estudantes do curso de Psicologia.

O “Pré–FUÁ”, realizado em 2013, foi marcado por composições e interpretações de diversos estilos musicais de estudantes e profissionais do Vale do São Francisco, a exemplo da Orquestra de Berimbau Abada-Capoeira, Baque Opará, Chico Livre, entre outras. E o “Pré–FUÁ” foi a prévia do Festival Universitário de Artes (FUÁ), que integrou a programação da SUA (Semana Universitária de Arte) da Univasf, em 2014. O evento levou apresentações artísticas do Grupo Mosaico, Coletivo Trippé, P1 Rappers, Dalmo Funchal, Banda M-XV, Tio Zé Bá, DJ Marcelo Churi e Rennan Mendes.

Danilo de Souza

Confira as fotos: