Exposição Museu Itinerante Pai Chico


Durante o período de 06 a 28 de junho de 2013 a reitoria da UNIVASF (Petrolina) recebeu a exposição Museu Itinerante Pai Chico, a qual compôs parte das propostas do projeto Artes Visuais Integradas, realizado pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).
O acervo exibido totalizou 80 peças selecionadas do acervo Museu Pai Chico localizado no povoado de Caboclo, município de Afrânio em Pernambuco. O processo curatorial foi executado pela equipe do próprio museu para comemorar os 10 anos de existência do mesmo, realizando exposições itinerantes em Petrolina, Orocó, Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco e Dormentes.
O Museu Pai Chico é uma iniciativa que visa registrar através de resquícios materiais, a história local e revelar costumes do povo sertanejo. O personagem que dá nome ao museu é José Francisco de Albuquerque Cavalcanti, nascido no Caboclo em 1840. Professor, Capitão da Guarda Nacional do Império e político influente (5º prefeito de Petrolina), Pai Chico é considerado o patriarca da grande família do sertão do São Francisco.

Confira as fotos: