III Seminário: As Culturas no Vale do São Francisco – O Som do São Francisco


O III Seminários As Culturas no Vale do São Francisco trouxe o tema da música com o titulo “O Som do São Francisco”, que pretendeu discutir diversas temática a música local. Como expressão cultural de muita popularidade e de muitos talentos, a música da região é conhecida não só pelos ritmos nordestinos do baião, do forró, mas sobretudo através de cantores que internacionalizaram a música brasileira como João Gilberto, ou pela também juazeirense Ivete Sangalo a maior cantora pop, que anima os carnavais da Bahia, como também Geraldo Azevedo cantor e compositor petrolinense.

Juazeiro e Petrolina, cidades irmãs que estão em estados diferentes, se unem pela ponte que passa pelo rio São Francisco que enriquece de muitas referências a vida e a cultura da região. Aqui encontramos um história permeada de diversas influências indígenas e negras, do modo de vida particular do sertanejo e da modernização atual. Esta diversidade atual produz também inúmeros ritmos,os quais estão em crescimento como o hap, o rock, no diálogo com as tradições do samba de véio dentre outros.

O Seminário reuniu músicos, pesquisadores e produtores que num intenso diálogo entre as diferenças e pontos em comum, produziram um rico debate em quatro mesas redondas durante à tarde e noite. Esta é uma oportunidade de interação da UNIVASF com a comunidade, que através da cultura fomenta o intercâmbio, escuta as necessidades, media o trabalho que a extensão é reponsável, buscando alternativas, parcerias, projetos em que a região possa contribuir para a preservação e desenvolvimento da música local.

Confira as fotos: