Exposição O Teatro da Realidade


A mostra “O Teatro da Realidade”, de autoria da artista Clarissa Campelo, está em cartaz, no Hall da Reitoria da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf), Campus Sede, em Petrolina (PE). Estão sendo expostas pinturas feitas com a técnica óleo sobre tela, produzidas a partir de imagens fotográficas que retratam a realidade de pessoas e propõem uma reflexão sobre a temporalidade das imagens. A exposição é gratuita e está aberta a toda comunidade de 03 a 17 de novembro.

Segundo Clarissa, a proposta do seu trabalho é mostrar através da pintura a realidade das pessoas e trazer uma reflexão sobre o que o outro pensa. “A realidade é uma ideia, uma construção coletiva. Essas pessoas existem, mas, apesar disso, é tão difícil se aproximar e conhecer de verdade uma pessoa, entender o que se passa na cabeça dela”, observa.

A artista classifica a exposição como uma tentativa de se colocar no lugar do outro. “Um exercício de alteridade, um desejo de se colocar no lugar do outro. Passamos a vida inteira interpretando sinais e lidando com imagens em busca dessa tentativa malsucedida de diálogo”, diz. A mostra fez parte de sua pesquisa de doutorado, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na qual a artista tratou de investigar a pertinência da pintura no mundo contemporâneo.

A exposição faz parte do Projeto Artes Visuais Integradas e Exposições Alternativas, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. Formada em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, a artista também é professora de pintura no curso de Artes Visuais da Univasf.

Confira: