Você está aqui: Página Inicial

Departamento de Arte, Cultura e Ações Comunitárias

Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) tem como objetivo promover ações de Artes e Culturas onde se encontra instalada a UNIVASF. Assim, contemplando de modo horizontal as produções artísticas, culturais e sociais locais que estejam prioritariamente vinculadas aos programas e projetos de extensão universitária, além disso, a promoção de atividades institucionais e de suas respectivas parcerias. A DACC foi instituída em 2012 e desenvolve o trabalho iniciado pela antiga Assessoria de Cultura (ASCULT).

Várias ações e projetos da DACC foram realizados de forma presencial durante anos, como os Encontros Poéticos, os Ensaios Musicais, Palco MPB, os Seminários de Cultura do Vale do São Francisco e a Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias – FACA. Porém, com as portarias instituídas para o distanciamento social, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, estas atividades foram interrompidas, assim como o cronograma anual de exposições (que chegaram a ser multicampi), a partir de março de 2020.

Até início de 2022, ainda antes do retorno ao trabalho presencial, com cortes orçamentários e sem a trabalhar diretamente com o público, a equipe buscou alternativas para continuar fomentado o cenário artístico e cultural nas regiões onde a UNIVASF tem campi. Com isso, buscando dar voz aos vários atores que contribuíram com a trajetória do setor, apresentamos o projeto Arte no Velho Chico: Velejando em ideias. O projeto consistiu na transmissão de encontros promovidos entre a equipe e artistas que participaram de projetos da DACC, assim como técnicos, docentes e discentes que promoveram ações extensionistas na área da arte e da cultura. Este se constituiu como um espaço permanente e semanal visando divulgar as produções realizadas e seus atores, e ao mesmo tempo discutir as perspectivas de atuação na área, diante do cenário de isolamento social.

Em meados de abril de 2022 a DACC retomou suas atividades diretas com público presencial, reativando projetos de extensão e ações de apoio institucional, tais como a Feira de Orgânicos no Campus sede, o lançamento do edital anual de Ocupação de Espaços Expositivos, a FACA 2022, as parcerias culturais com municípios e instituições para eventos culturais, a realização de exposições de artes visuais e cultura nos campi Petrolina Sede, Juazeiro e São Raimundo Nonato, entre outros. 

 

 

Agenda de Eventos
Março
« Março 2024 »
SeTeQuQuSeSaDo
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Busca de Agenda
Faça buscas de agenda por palavras-chave