Encontro Semestral de Capoeira


O Encontro Semestral do projeto Capoeira na UNIVASF, que aconteceu nos dias 02 e 03 de agosto passado, teve ampla participação dos componentes do grupo. Conjuntamente com o grupo Abadá Capoeira foi possível produzir uma ampla programação como estava prevista. Na abertura o Coordenador do Núcleo de Estudos Africanos da UNIVASF Cláudio Almeida, que trouxe indagações a respeito da herança cultural brasileira e como esta marginalizou o negro e toda sua tradição.

Com o Instrutor Andreyson Berimbau, capoeirista e também professor do IF Ceará, tivemos uma palestra sobre Capoeira Adaptada, indispensável na capacitação dos futuros professores de capoeira. Durante o segundo dia, abrimos a programação do dia com uma bela roda de capoeira para trazer o clima que o encontro precisava. Ainda pela manhã assistimos a palestra sobre a profissionalização do capoeirista com o representante do CREF da região de Petrolina , Jarbas Costa de Oliveira e também a palestra sobre os aspectos da música na roda de capoeira com Marcos gibor ( instruturo da Abadá no projeto e líder do grupo na região) e Andreyson Berimbau.

Pela tarde o grupo pode conferir uma oficina rápida sobre fotografia de capoeira com Euriclésio Sodré e logo em seguida a palestra com o professor Sérgio, sobre os benefícios psico-fisiológicos da capoeira. Com isso o Encontro trouxe muita informação para todos, abrindo a possibilidade de outros encontros que venham a atender outras demandas do grupo, com outra programação, que possa enriquecer a experiência da prática da capoeira.

Confira as fotos: