3° Encontro Semestral de Capoeira da Univasf


Discutir a capoeira como ferramenta pedagógica de contextualização do ensino escolar, agregar os cursos de Ciências Sociais e Educação Física através da capoeira e bater um papo com importantes mestres da região.  Foram algumas das propostas do 3º Encontro Semestral de Capoeira da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento aconteceu nos dias 15 de julho, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e 29 de junho no campus Juazeiro.

Na programação, houve a reapresentação do primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Ciências Sociais da Univasf. O trabalho titulado “A Capoeira como Ferramenta Pedagógica de Contextualização do Ensino Escolar – Capoeira na Escola” elaborado pelo estudante Kleiton Gualter de Oliveira, sob a orientação do professor Adelson Dias de Oliveira, foi apresentado à banca avaliadora no último dia (14).

 

Segundo Kleiton, é de extrema importância a inclusão de outros saberes na formação de crianças e adolescentes que frequentam a escola. “Fiz esse trabalho entendendo o papel da escola como uma instituição que deveria ensinar os diversos saberes presentes na comunidade, não apenas os conhecimentos científicos determinados pela matriz curricular”, afirmou.

Também integraram a programação do 3º Encontro Semestral de Capoeira da Univasf uma “Papoeira” com mestres da região, entre os quais mestre Marreta, mestre Madeira, mestre Nem e mestre Bimbô, o professor Marcos Gibor, além dos professores de capoeira Gabriel Kafure e Emili Oliveira. Aconteceu também uma conversa com mestres, capoeiristas, professores e público presente sobre o conhecimento e a prática da capoeira como contribuição para a educação. O evento foi finalizado com uma grande roda de capoeira com os grupos Capoeira Arte e Ginga, Abadá, Capoeira Brasil, Bando Maré do Vale do São Francisco e os mestres convidados.

De acordo com o coordenador, Euriclésio Sodré o encontro pretende ainda, debater acerca de políticas de práticas esportivas, tanto no âmbito da educação, como na área de saúde, lazer e cultura. Durante os dois dias do evento, serão realizados vários espaços de debates e reflexão sobre essa representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.

O 3º Encontro Semestral de Capoeira, é uma ação do projeto Capoeira na Univasf, que também promoveu o “Seminários sobre Capoeira no curso de Ciências Sociais”, no último dia 29 de junho, no Campus Juazeiro (BA). O projeto Capoeira na Univasf é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Artes, Cultura e Ações Comunitárias (DACC).

Danilo de Souza

Confira as fotos: